Vigília de Oração - Acção de Graças pelos Consagrados

[Morada entreaberta]

Queridas Amigos, celebrámos na intimidade do nosso côro, mas em profunda união espiritual com toda a nossa Diocese, e naturalmente com toda a Igreja, a Vigília de Oração em Acção de Graças pelo Dom da Vida Consagrada, pela sua presença na Igreja e no mundo.
Nesta celebração seguimos de muito perto a proposta da CIRP do Algarve para a Vigília de Oração na Semana dos Consagrados deste ano de 2017, adaptando-a à nossa forma de vida  de carmelitas contemplativas, filhas de Santa Teresa de Jesus.
Uma vez que a nossa forma de viver em Igreja e no mundo, é ser Apóstolas exclusivamente pela contemplação, partilhamos aqui na nossa página,o texto da Vigília da CIRP concretizado pela nossa espiritualidade carmelita-teresiana, ilustrando como, a partir da clausura do convento, chegamos a todas os lugares de fronteira!

Começamos com o Lucernário, durante o qual escutaremos umas breves partes do relato da Criação e, no final, enquanto cantamos, colocaremos as nossas velas no altar, significando a presença dos consagrados nos 5 continentes da Terra: tudo o que somos e fazemos tem origem em Deus e Jesus é a Luz que ilumina as nossas vidas e nos conduz ao Pai. O toque carmelitano-teresiano deste momento será ilustrado com a vivência de Santa Teresinha. Segue-se a Exposição do Santíssimo.

 

De seguida, escutaremos silenciosas a Palavra de Deus e a Palavra da Igreja, testemunhada com a experiência dos nossos santos carmelitas. Assim, teremos:
- o Momento da Verdade no qual a Palavra de Deus, através do profeta Jeremias, iluminará a nossa mente, vontade e coração - iluminado com Santa Teresa de Jesus;
- o Momento do Caminho, em que escutaremos algumas interpelações da Igreja à Vida Consagrada hoje - iluminado com Santa Teresa Benedita da Cruz;
- e, por fim, teremos o Momento da Vida em que apresentaremos ao Senhor da Vida algumas preces.

Como contemplativas que somos, ficamos muito felizes de nos unirmos à Igreja da nossa Diocese em momentos de especial oração e de partilhar a nossa forma de vida especifíca de Consagradas, Carmelitas Descalças!

 

VIG_ORAÇÃO Diocese_Carmelitana_Consagrados 2017.pdf

2017-02-02

da mesma secção

Encontro de Espiritualidade 2017

Olá a todos, queridos amigos!
O Amor de Jesus, a ternura de Maria e a alegria de ambos a todos nos envolvam!

Como vem sendo habitual, em Fevereiro de cada ano, decorre  ...

Continuar a ler

Vigília de Oração - Acção de Graças pelos Consagrados

Queridas Amigos, celebrámos na intimidade do nosso côro, mas em profunda união espiritual com toda a nossa Diocese, e naturalmente com toda a Igreja, a Vigília  ...

Continuar a ler

Concerto de Reis 2017

O Concerto de Natal deste ano no nosso Carmelo, foi, mais uma vez, realizado pelo Grupo Coral Segundo Capítulo, que cantou e encantou todos os fieís que encheram a nossa capela p ...

Continuar a ler

Encontro de Espiritualidade 2016

O olhar de Deus é amar!

Coloquemos-nos sob o olhar do Rosto da Misericórdia para sermos mais misericordiosos com os irmãos!
Queridos amigos e pessoas de boa vo ...

Continuar a ler