V Centenário de Santa Teresa

[Aniversários]

15 de Outubro de 1514 a 15 de Outubro de 2015

Há 500 anos, nascia para este nosso mundo criado por Deus, Santa Teresa de Jesus, a nossa querida Madre Fundadora do Carmelo Descalço, Doutora da Igreja e Mãe dos espirituais.
Por uma feliz coincidência, o ano de 2015 é dedicado de forma especial a todos os Consagrados e à comemoração do V Centenário do nascimento de Santa Teresa, uma mulher 'sem letras', como ela diria, que marcou a história da Igreja e da Vida Consagrada, antecipando quatro séculos, por experiência vivencial, muitos conteúdos doutrinais do Concílio Vaticano II. Com uma natureza alegre, inteligente e com grande capacidade de relacionamento e de abertura aos outros, Santa Teresa determinou-se a direccionar as suas virtudes naturais ao serviço Jesus Cristo, seu Esposo, e da Sua Igreja, por quem daria mil vidas. 

 

Apaixonada pela Sagrada Humanidade de Cristo e consciente da sua fraqueza, implorou e obteve o dom da sua conversão total, que jamais tornou inútil, por graça de Deus. Chegou ao cume da plenitude humana e espiritual, tanto quanto é possível nesta vida. O seu itinerário de conversão, de mestra espiritual, fundadora e escritora continua a apaixonar quem se encontra com ela, dentro e fora do âmbito religioso, desde a literatura às ciências humanas, como a psicologia, a sociologia e a antropologia. Santa Teresa é, hoje, considerada por muitos, património da humanidade!
Assim, convidamos, particularmente durante este ano, todos os nossos amigos, bemfeitores, diocesanos e corações de boa vontade, a partilharem a nossa imensa alegria, rezando connosco em louvor e acção de graças, por tão grande dom dado por Deus à Sua Igreja e à Humanidade em Santa Teresa de Jesus e a ler as suas obras. Todos os dias 15 de cada mês, sempre que a liturgia o permitir, celebraremos a Eucaristia votiva de Santa Teresa, pelas intenções de todos os que se recomendam à nossa oração, em particular pelos membros da família teresiana e de todos os fiéis da nossa Diocese.
Pedimos humildemente a vossa oração para continuarmos, pela Misericórdia do Bom Deus, a manter vivo tão belo carisma e a ser-lhe fiéis.
Que Santa Teresa de Jesus a todos nos alcance a graça de, reconhecendo a nossa grande dignidade de Filhos de Deus, habitados pela Santíssima Trindade, vivamos todos os momentos, os felizes e os difíceis das nossas vidas, na alegria do Evangelho de Jesus. Amen.

 

2014-10-13

da mesma secção

Obrigada Papa Francisco

"Quanta alegria é para nós a tua Presença!"
Que Nossa Senhora de Fátima e os Pastorinhos Santa Jacinta e São Francisco Marto tornem fecundas ...

Continuar a ler

Mês de Maria 2017

Convidamos os todos os amigos e corações de boa vontade a virem rezar o terço pelas intenções do Papa, pela sua vida e pontificado, pela paz no mundo, pela c ...

Continuar a ler

Bem-vindo Santo Padre

Bem-vindo Papa Francisco!

Bienvenido Papa Francisco!

Benvenuto Papa Francesco!
 

Glória a Deus pelo dia 13 de Maio de 20 ...

Continuar a ler

Santa e Feliz Páscoa 2017

Muito de madrugada,
Ainda o sol se esperguiçava
Achando que ainda era cedo para despertar,
Junto ao sepulcro vazio
Alguém soluçava
Sentindo o ...

Continuar a ler