Eucaristia presidida por D. Manuel Quintas

[Aniversários]

Abertura do V Centenário do nascimento de Santa Teresa de Jesus 

Suplicou e foi-lhe dada a Sabedoria...
No dia 15 de Outubro, festa litúrgica da nossa querida Santa Madre Teresa de Jesus, enquanto os nossos irmãos padres carmelitas abriram oficialmente o V Centenário junto da querida Comunidade do Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, quisemos estar unidas espiritualmente a esse momento com toda a nossa família religiosa, celebrando também a Eucaristia na nossa capela. 

Tivemos a graça de ser presidida pelo nosso Bispo, Dom Manuel Quintas, que interrompeu a visita pastoral em curso, para vir exprimir connosco a gratidão e a acção de graças pelo dom de Santa Teresa. Quiseram unir-se a nós – e muito nos alegrou -, no serviço do altar, o nosso anterior capelão, Sr Pe Dariusz e o Diácono Nelson, bem como um razoável e significativo número de fiéis, tendo em conta ser um dia de semana e às 11h30m!

D. Manuel lembrou que o ano pastoral, agora iniciado sob o lema de 'Chamados à santidade', encontra em Santa Teresa de Jesus mais “um estímulo e um apelo” e convidou-nos a ter uma “maior disponibilidade interior e uma maior disposição para acolher a sabedoria da verdadeira vida que Santa Teresa descobriu e nos deixou”. E acrescentou: “É fundamental que aproveitemos da celebração deste quinto centenário e também do Ano de Vida Consagrada para renovarmos em nós o entusiasmo pelo testemunho de Cristo e do Evangelho”.

Para além de outras palavras sábias, D. Manuel evidenciou como Santa Teresa fez da oração uma forma de vida rumo à meta da Verdadeira Vida e a saboreou dela já nesta terra, sendo este um dom para todos os cristãos: “Santa Teresa percorreu o caminho da verdadeira sabedoria. A oração contemplativa foi a sua companheira de viagem, conduziu-a com grande profundidade ao conhecimento e ao encontro com Deus. Amou apaixonadamente a sabedoria que só Deus possui, nunca se sentindo dela saciada, mas antes constantemente impelida a subir sempre mais na compreensão do seu mestre e Senhor”. “Falar de Santa Teresa de Ávila é falar da oração como caminho para entrar no «átrio» que conduz ao conhecimento do mistério de Deus, manifestado plenamente em Cristo”. “Pela oração e contemplação descobre e cresce numa relação de profunda proximidade e encontro como expressão de confiança e amizade, sentimentos humanos que conduzem a Cristo”.

Guardamos no coração, com grande sentido de responsabilidade e humildade, estas outras palavras do nosso Bispo: “Consideramos esta comunidade e este Carmelo como fonte de bênçãos para a nossa Igreja diocesana, pela oração das irmãs, pela referência que elas constituem para todos nós e pelo apelo que a sua vida nos sugere”. O nosso profundo agradecimento pela presença e estímulo  do Sr D. Manuel e a todos os que rezam por nós para nos ajudarem a manter vivo e com fidelidade este belo carisma a que, por misericórdia de Deus, somos chamadas a viver, na misteriosa e fecunda eficácia apostólica da contemplação no Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja.

Santa Teresa de Jesus, rogai por nós!

[Foto e citações gentilmente cedidas por Samuel Mendonça, Folha do Domingo]

 

da mesma secção

Obrigada Papa Francisco

"Quanta alegria é para nós a tua Presença!"
Que Nossa Senhora de Fátima e os Pastorinhos Santa Jacinta e São Francisco Marto tornem fecundas ...

Continuar a ler

Mês de Maria 2017

Convidamos os todos os amigos e corações de boa vontade a virem rezar o terço pelas intenções do Papa, pela sua vida e pontificado, pela paz no mundo, pela c ...

Continuar a ler

Bem-vindo Santo Padre

Bem-vindo Papa Francisco!

Bienvenido Papa Francisco!

Benvenuto Papa Francesco!
 

Glória a Deus pelo dia 13 de Maio de 20 ...

Continuar a ler

Santa e Feliz Páscoa 2017

Muito de madrugada,
Ainda o sol se esperguiçava
Achando que ainda era cedo para despertar,
Junto ao sepulcro vazio
Alguém soluçava
Sentindo o ...

Continuar a ler