À conversa com Santa Teresa

[Aniversários]

Nos dias 12 e 13 de Outubro, abrimos a semana festiva do encerramento do V Centenário de nascimento de Santa Teresa, com o nosso irmão Pe Victor de Jesus Maria, sacerdote carmelita, que nos presenteou com duas belíssimas conferências, preparadas para dar a conhecer aos fiéis a pessoa, a vida e os escritos de Santa Teresa de Jesus e como o caminho de santidade por ela percorrido - como resposta de amor ao Amor de Jesus - é tão actual hoje, não só porque viveu em tempo de grandes mudanças na Igreja e no mundo – tal como nós! - como também porque é mestra de oração, declarada Doutora da Igreja e Mãe dos espirituais.

É com muita alegria que partilhamos – claro, muito brevemente! - algumas ideias chave que foram ampla e entusiasticamente desenvolvidas pelo Pe Victor.

“Teresa fez uma viagem ao interior”,onde “Deus vive, atua e se comunica no centro do nosso íntimo, mesmo que disso não tenhamos consciência. Teresa de Jesus dá-nos uma lição de interioridade”, e compara “a alma humana é como um castelo com muitos aposentos” .

Esta “viagem interior não é fuga do exterior, da realidade. É para encontrar o centro e depois nos impulsionar para fora, ao serviço. Definiu a oração como trato a sós com Aquele que sabemos que nos ama; falar com Deus de nós, do que acontece dentro de nós, das nossas intimidades, ilusões, esperanças, medos e problemas. Isso é ter uma relação de amigo, uma relação de amizade com Deus.

Mulher muito humana e grande comunicadora, Teresa era uma mulher que conhecia muito bem a realidade social, humana e eclesial. Era uma mulher que gostava da leitura e de formar-se. Foi uma pessoa de contrastes porque foi uma mulher contemplativa e ao mesmo tempo ativa; simples e ao mesmo tempo sábia; enferma, mas ao mesmo tempo forte; solitária, mas ao mesmo tempo sempre esteve acompanhada”. Uma mulher “critica das coisas” mas “uma mulher plena de satisfações e de sonhos realizados porque viveu cada etapa da sua vida de uma maneira completa”.

Santa Teresa de Ávila “é uma mulher coerente com a sua fé; ama a verdade porque Cristo é o caminho, a verdade e a vida”.

2015-10-12

da mesma secção

Quarta-feira de Cinzas

Queridos amigos, informamos que a Eucaristia na próxima Quarta-Feira de Cinzas será celebrada às 17h00m na Capela do nosso Carmelo.
A todos desejamos um Santo Tempo da Q ...

Continuar a ler

Missa da meia-noite 2016 - 2017

Convidamos todos os nossos amigos para celebrar connosco a Eucarístia da Meia-Noite - com início às 23h30m -, em honra e louvor de Santa Maria, Mãe de Deus!
Em Ma ...

Continuar a ler

Feliz e Santo Natal 2016

Contemplando o Jesus Menino, junto de Maria e José,  na lapinha de Belém, cantamos hinos de louvor e de acção de graças, ao nosso  ...

Continuar a ler

Celebrações - Natal 2016

Paz e Alegria!

Convidamos todos a celebrar connosco o Nascimento de Jesus, Nosso Deus, Senhor e Salvador!
A Eucaristia desta N ...

Continuar a ler