Avisos e Conselhos para os que começam !

[Meditação]

  • 2016-06-03

Parece-me bem falar de algumas tentações que tenho visto haver ao princípio – algumas tenho-as eu tido – e dar alguns avisos sobre coisas que julgo necessárias.
1. Procure-se andar ao princípio com alegria e liberdade:
Ter grande confiança, pois convém muito não apoucar os desejos, mas esperar de Deus que, se nos esforçamos, pouco a pouco – embora não seja logo – poderemos chegar aonde muitos santos chegaram com Seu favor.
Quer Sua Majestade e é amigo de almas animosas, logo que andem com humildade e sem nenhuma confiança em si. Não tenho visto a nenhuma destas que se fique cá por baixo neste caminho [de oração], nem a nenhuma alma cobarde – sob capa de humildade – que ande em muitos anos o que essas outras andam em muito poucos.
Estas primeiras determinações são grande coisa, ainda que, neste primeiro estado, seja preciso ir-se detendo e ater-se à discrição e parecer do mestre; mas há-de olhar-se a que seja tal, que não ensine a andar como sapos nem se contente com que a alma se afaça a só caçar lagartixas. A humildade, no entanto, sempre à frente para se compreender que não hão-de vir – estas forças – das nossas.

 Contiuar a ler

 

 

Porquê orar?

[Meditação]

  • 2016-02-07

“Consideremos a nossa alma como um castelo todo ele de um diamante ou mui claro cristal, onde há muitos aposentos, assim como no Céu há muitas moradas. Que se bem o considerarmos, irmãs, não é outra coisa a alma do justo, senão um paraíso onde Ele [Deus] disse ter Suas delícias. Pois, não é isso que vos parece que será o aposento onde um Rei tão poderoso, tão sábio, tão puro, tão cheio de todos os bens se deleita? Não encontro eu outra coisa com que comparar a grande formosura de uma alma e a sua grande capacidade.
Pois, se isto assim é, como é, não há razão para nos cansarmos a querer compreender a formosura deste castelo; basta dizer Sua Majestade que a alma é feita à Sua imagem, para que possamos entender a grande dignidade e formosura da alma.

 Contiuar a ler

 

 

Estar em oração!

[Meditação]

  • 2016-02-04

“E outra coisa não é, a meu parecer, oração mental, senão tratar de amizade – estando muitas vezes tratando a sós – com quem sabemos que nos ama.”
Santa Teresa de Jesus, Vida 8,5

 Contiuar a ler