Encontro de Espiritualidade 2017

[Morada entreaberta]

  • 2017-02-05

Olá a todos, queridos amigos!
O Amor de Jesus, a ternura de Maria e a alegria de ambos a todos nos envolvam!

Como vem sendo habitual, em Fevereiro de cada ano, decorre no nosso Carmelo o Encontro de Espiritualidade, organizado pelos nossos Irmãos padres Carmelitas Descalços. Este ano será no fim-de-semana de 11 e 12 de Fevereiro.
Por isso, cá estamos de novo, a convidá-los para um fim-de-semana de repouso: encher a alma e o corpo, o coração e a mente, das "coisas de Deus" que dão força e luz para as coisas da vida!

Este ano, o encontro vai ser conduzido pelo Espírito Santo através do nosso querido Irmão Padre Alpoim Portugal. O tema proposto para iniciar esta viagem ao nosso interior é a "À escuta do Mestre", uma expressão muito transparente do que foi a vida da nossa Isabelinha - carmelita descalça  recentemente declarada Santa Isabel da Trindade pelo Papa Francisco, a 16 de Outubro passado - e claro, uma expressão do que deve ser a nossa vida!

Venha daí e passe connosco um fim-de-semana diferente. No sábado, dia 11, começa às 9h com a oração da manhã. E este dia termina pelas 19h30m no final da oração de Vésperas. Teremos um intervalo para o almoço, das 13h às 15h e assim, quem quiser pode ir até casa almoçar. Aqui não servimos refeições! Ou então, trazer alguma coisa para comer, uma refeição mais leve, e comer por aqui ... talvez no nosso jardim - se o tempo deixar! 

No Domingo, começaremos à mesma hora, 9h. Terminaremos com a Eucaristia ao meio-dia!
Venha estar com Deus, connosco, uns com os outros, num clima de grande simplicidade, reflexão, oração e alegre convívio fraterno.


 

 Contiuar a ler

 

 

Vigília de Oração - Acção de Graças pelos Consagrados

[Morada entreaberta]

  • 2017-02-02

Queridas Amigos, celebrámos na intimidade do nosso côro, mas em profunda união espiritual com toda a nossa Diocese, e naturalmente com toda a Igreja, a Vigília de Oração em Acção de Graças pelo Dom da Vida Consagrada, pela sua presença na Igreja e no mundo.
Nesta celebração seguimos de muito perto a proposta da CIRP do Algarve para a Vigília de Oração na Semana dos Consagrados deste ano de 2017, adaptando-a à nossa forma de vida  de carmelitas contemplativas, filhas de Santa Teresa de Jesus.
Uma vez que a nossa forma de viver em Igreja e no mundo, é ser Apóstolas exclusivamente pela contemplação, partilhamos aqui na nossa página,o texto da Vigília da CIRP concretizado pela nossa espiritualidade carmelita-teresiana, ilustrando como, a partir da clausura do convento, chegamos a todas os lugares de fronteira!

Começamos com o Lucernário, durante o qual escutaremos umas breves partes do relato da Criação e, no final, enquanto cantamos, colocaremos as nossas velas no altar, significando a presença dos consagrados nos 5 continentes da Terra: tudo o que somos e fazemos tem origem em Deus e Jesus é a Luz que ilumina as nossas vidas e nos conduz ao Pai. O toque carmelitano-teresiano deste momento será ilustrado com a vivência de Santa Teresinha. Segue-se a Exposição do Santíssimo.

 

 Contiuar a ler

 

 

Concerto de Reis 2017

[Morada entreaberta]

  • 2017-01-08

O Concerto de Natal deste ano no nosso Carmelo, foi, mais uma vez, realizado pelo Grupo Coral Segundo Capítulo, que cantou e encantou todos os fieís que encheram a nossa capela para celebrar, no dia 8 de Janeiro, a Eucaristia da Epifania do Senhor Jesus a todos povos e que foi presidida pelo nosso querido Pároco, Sr Cónego César Chantre.

 Contiuar a ler

 

 

Encontro de Espiritualidade 2016

[Morada entreaberta]

  • 2016-02-07

O olhar de Deus é amar!

Coloquemos-nos sob o olhar do Rosto da Misericórdia para sermos mais misericordiosos com os irmãos!
Queridos amigos e pessoas de boa vontade, nos próximos dias 13 e 14 de Fevereiro decorrerá no nosso Carmelo um Encontro de Espiritualidade sob o tema “O olhar de Deus é amar – Os santos da misericórdia”. Este Encontro insere-se no Programa de Actividades dos Padres Carmelitas Descalços de 2015/2016 e será orientado pelo Sr Pe Agostinho Leal, ocd.

Estão todos convidados!

 Contiuar a ler

 

 

Parabéns queridos jovens!

[Morada entreaberta]

  • 2015-08-04

 

Parabéns, queridos jovens do Festival JOTA!
 
Foi com muita alegria que vos recebemos, no passado sábado, dia 1 de Agosto, mesmo a “abrir” este mês tão querido ao nosso Carmelo, pois nele iremos celebrar a festa litúrgica da Rainha do Mundo (22 de Agosto), a Senhora deste Carmelo e Rainha dos nossos corações. Que a Mãe de Jesus vos guarde bem dentro do Seu Coração!
É sempre motivo de alegria ver jovens que reconhecem Deus no Homem Jesus – na Sagrada Humanidade de Jesus, como diria Santa Teresa – e a querer fazer das suas vidas uma caminhada com Jesus e para Ele! É uma graça, porque somos livres e é na plena liberdade que Jesus nos convida a descobrir n’Ele o nosso Melhor Amigo e, com Ele o sentido do nosso viver. Continuai assim, a deixar-vos atrair por Ele e pelo infinito Amor com que vos olha continuamente! – “Mira que (Jesus) te mira” , diz-nos Teresa de Jesus.

 

 Contiuar a ler

 

 

Laudato Si' II

[Morada entreaberta]

  • 2015-07-26

"Na expectativa da vida eterna, unimo-nos para tomar a nosso cargo esta casa que nos foi confiada, sabendo que aquilo de bom que há nela será assumido na festa do Céu. Juntamente com todas as criaturas, caminhamos nesta terra à procura de Deus, porque, «se o mundo tem um princípio e foi criado, procura quem o criou, procura quem lhe deu início, aquele que é o seu Criador».  Caminhemos cantando; que as nossas lutas e a nossa preocupação por este planeta não nos tirem a alegria da esperança."  Nº 244

 Contiuar a ler

 

 

LAUDATO SI!

[Morada entreaberta]

  • 2015-07-10

LAUDATO SI! Obrigada meu Deus! 
Obrigada Papa Francisco, Obrigada São Francisco, Obrigada santos carmelitas!
Com todos subimos à montanha do Carmelo - que quer dizer o Jardim de Deus - onde só mora a beleza da harmonia entre Deus, nós humanos e toda a natureza, nossa irmã!
Com todos rezamos esta magnífica carta encíclica!

 

 Contiuar a ler

 

 

Nosso querido São José

[Morada entreaberta]

Nosso muito querido São José

estamos a iniciar um ano muito lindo! Como sabes temos vindo a prepararmo-nos para este V Centenário do nascimento da nossa, e tua, amada Santa Madre Teresa de Jesus, relendo os seus escritos que são para nós uma verdadeira fonte de água viva. E estamos em júbilo! Santa Teresa é grande na Igreja e para a Humanidade inteira, mas para nós, é ainda muito mais, é a nossa Mãe e Mestra do caminho de santidade para plena liberdade de configuranção com Jesus que nos introduzirá na Santíssima Trindade, onde tu moras.

 Contiuar a ler

 

 

Vossa sou, para Vós nasci!

[Morada entreaberta]

  • 2014-10-14

Ver PowerPoint mais abaixo

 Contiuar a ler