Este Carmelo de Nossa Senhora Rainha do Mundo nasceu mas duma feliz coincidência, muito providencial, donde intuímos muito claramente a vontade de Deus: dois pedidos que se cruzaram, sem combinação alguma entre aqueles e que chegaram, ao Carmelo do Porto, conhecido então por Carmelo de Francos (localidade onde foi construído).
Por um lado, o pedido da fundação dum Carmelo no Algarve, apresentado pelo Bispo desta Diocese, o Ex.mo Senhor D. Florentino de Andrade e Silva, de saudosa memória.
Por outro lado, quase na mesma altura, surge a mesma solicitação, mas desta vez feita por uma senhora holandesa, a Madame Godfroy que, desde há muito, vinha passar férias no Algarve, em Sta Bárbara de Nexe, onde tinha uma casa. Tal como o Sr.D.Florentino, esta senhora muito crente que, tinha uma filha carmelita na Bélgica, sentiu (certamente por inspiração divina) a necessidade e o desejo dum Carmelo no Algarve.
Após a necessária consideração, a Comunidade do Carmelo do Porto viu nestas circunstâncias a vontade de Deus e aceitou vir fundar nestas terras algarvias.
Houve, porém, um longo tempo de preparação, muito necessário, para nos lançarmos a um tal empreendimento… que exigiu às mais responsáveis, bastantes idas e vindas do norte ao sul!!!
Como segundo as leis, pelo menos com 9 Irmãs, já se pode dar início a uma nova fundação, quando todo este projecto fundacional já estava mais amadurecido, escolheu-se o grupo das que viriam para o Algarve, escolha não imposta, mas proposta à aceitação das mesmas. Como todas aceitaram livremente, marcou-se a data da erecção canónica ou fundação para l3 de Julho de l976, que se realizou na Igreja do Carmo, em Faro, na presença do Bispo da Diocese e do nosso Delegado Provincial Carmelita, Sr Pe Vasco, durante uma solene Eucaristia, na qual concelebraram outros Padres carmelitas, assim como Sacerdotes da Diocese. A linda Igreja do Carmo estava cheia! Todos quantos participaram nesta solene Celebração davam um caloroso acolhimento à Comunidade deste Carmelo que se inseria publicamente nesta diocese do Algarve.
A data de 13 de Julho teve muito significado para esta fundação, porque ao virmos do Carmelo de reparação ao Imaculado Coração de Maria para o Carmelo da Rainha do Mundo, precisamente na data em que Nossa Senhora revelara em Fátima: “Por fim o meu Imaculado Coração triunfará!” . Daqui, intuímos a nossa missão de apressar este triunfo.
A nossa Irmã Lúcia, vidente de Fátima, entregou este Carmelo do Algarve à bem-aventurada pastorinha Jacinta, e ao beato Francisco o Carmelo de Braga, que foi inaugurado poucos anos antes do nosso.