Neste trágico momento, estamos profundamente unidas em oração a toda a Igreja, ao Papa Francisco e a todos os corações de boa vontade, pela Paz na Ucrânia. Que a Rainha da Paz, a Rainha do Mundo e Mãe do Príncipe da Paz, Jesus Cristo, e Senhora de Fátima, nos alcance o milagre da Paz de Cristo e a sabedoria do Espírito Santo nos corações para que acabe esta tremenda loucura, que sempre é a guerra! A nossa profunda união espiritual com todos os que sofrem, muito especialmente com o Povo Ucraniano, do qual temos a alegria de ter amigos.

Partilhamos as palavras que o Nosso Padre Geral, Fr Miguel Márquez, nos dirigiu e às quais respondemos com todo o nosso ser, com a nossa vida orante:

“Gostaria de me dirigir a toda a Ordem, frades, monjas e leigos, nesta hora dramática e terrível. Unido ao apelo e ao grito angustiado do Papa Francisco a todo o povo de Deus, peço-vos com fervor, como tarefa prioritária e urgente, que rezem intensamente e com toda a nossa fé por todo o povo da Ucrânia que neste momento está bombardeado.

Estou em contato com nossos irmãos e irmãs na Ucrânia, ou seja, as duas comunidades dos Carmelitas Descalços em Kiev e Kharkiv, e nossos irmãos em Berdichev. Neste momento o Delegado, Pe. Jozef, vai a Kiev para acompanhar um de nossos frades e a comunidade de freiras. Algumas irmãs de Kiev decidiram se mudar para a Polônia para se salvarem. A comunidade de Kharkiv decidiu não sair e ficar no mosteiro. Estas são as freiras que estão mais próximas da fronteira.

Hoje somos todos Ucrânia. Esta manhã a prioresa de Kharkiv disse-me que não há missa nestes dias. Eu lhes disse que a Eucaristia de toda a Ordem é uma com eles. Estamos em profunda comunhão com o Carmelo e o povo da Ucrânia. Somos todos UM neste momento com nossas lâmpadas acesas.

Com Maria e José e todos os santos do Carmelo, rogamos a ti Senhor pelo povo da Ucrânia.

Todos em um com a Ucrânia e com nossos irmãos e irmãs! Encaminhamos este pedido urgente de ajuda para as necessidades do povo da Ucrânia. Peço-vos neste momento a vossa generosidade na oração e também a ajuda material que podeis oferecer. Muito obrigado.

Deus te abençoê.

Miguel Márquez, Superior Geral

Kiev, 27 de fevereiro de 2002

“Bem-aventurados os que trabalham pela paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9)

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!

Em nome das comunidades carmelitas da Ucrânia (as monjas de Kharkiv e Kiev e os irmãos de Berdyczów, Kiev e Gwozdawa) gostaria de agradecer todos os seus gestos de atenção e apoio que nos chegam da Polônia e do mundo inteiro. Isso realmente fortalece nosso espírito.

Estamos bem, embora a última noite em Kiev tenha sido difícil devido ao bombardeio. Sentimos o barulho e nossa casa treme. Mas Deus nos protege, com os anjos e Nossa Senhora. Até agora não sofremos nenhum dano. Rezamos e pedimos suas orações pela Ucrânia e de modo particular por Kiev, que está sofrendo um terrível atentado.

O nosso dever fundamental é rezar pela paz, mas também estar presente para ajudar todos aqueles que nos pedem ajuda. As pessoas sabem que podem se sentir seguras atrás de nossas paredes durante o bombardeio, então tentamos estar preparados para ajudar as famílias (especialmente os idosos e mães com filhos). Compramos água, geradores de eletricidade, fogões a lenha e remédios. Na igreja de Berdyczòw, graças às antigas muralhas e ao amplo espaço disponível, organizamos um dos bunkers da cidade. As famílias mais pobres também nos pedem ajuda para organizar suas viagens à Polônia. O trabalho é difícil diante de uma avalanche de pessoas fugindo e falta de combustível. Sabemos que, com o tempo, as coisas essenciais vão acabar nas cidades: comida, água potável,

Nossos irmãos na Polônia lançaram a criação de um fundo destinado à ajuda material para comunidades de irmãos e irmãs na Ucrânia e, sobretudo, para pessoas que recorrem a nós ou o farão em um futuro próximo. Agradecemos imensamente qualquer ajuda neste momento difícil. Pedimos-lhe que leve os seus donativos aos conventos e mosteiros da Polónia ou que os deposite diretamente na conta corrente da nossa Delegação indicando: “Para os atingidos pela guerra na Ucrânia”.

Estou em contato contínuo com o P. Geral e o P. Provincial e eles serão os primeiros a saber se há alguma mudança na situação de nossas casas. Mais uma vez, muito obrigado por ter orado por nós e por nos ter lembrado, nisso está nossa força e nossa vitória! Acreditamos que Deus em breve acabará com essa loucura da guerra e nos ensinará a usar essa difícil experiência para o bem do Carmelo, da Igreja e de toda a Ucrânia.

Em nome de seus irmãos e irmãs na Ucrânia;

Pe. Jósef Kucharczyk, Delegado Provincial na Ucrânia

Nome do Banco:  Santander Bank Polska SA

Proprietário:  KLASZTOR KARMELITOW BOSYCH W BERDYCZOWIE

IBAN:  PL29150016341216300452680000

Código SWIFT do banco:  WBKPPLPP

Indicando: “Para aqueles afetados pela guerra na Ucrânia.”