Temos uma quinta Laudato Si’!
Na verdade, desde o início, as nossas Irmãs sempre se preocuparam por fazer uma cultura biológica na nossa horta e no pequeno pomar, sem produtos agressivos e com o cuidado no uso da água. Mas estamos sempre em conversão contínua! Como diz o Papa Francisco, a conversão tem de ser integral! Com ajuda da Providência Divina continuaremos as melhorias ecológicas no edifício do nosso mosteiro!
Partilhamos aqui este nosso cuidado, iluminando-o com o pensamento do Papa Francisco e do Nosso Santo Místico João da Cruz:
“Viver em paz significa também viver em harmonia com a nossa Terra.
A Terra procede-nos e foi-nos dada. É a própria doutrina social da Igreja a reiterar que o homem ‘não deve dispor arbitrariamente da Terra, sujeitando-a sem reservas à sua vontade, como se esta não tivesse a sua própria forma e um destino anterior que lhe foi dado por Deus. O homem pode desenvolver, sim, mas não deve trair… uma correta conceção do ambiente, enquanto por um lado não pode reduzir utilitariamente a Natureza a mero objeto de manipulação e aproveitamento, por outro lado, não deve absolutizá-la e sobrepô-la em dignidade à própria pessoa humana. A Conversão de que temos necessidade é integral” Papa Francisco, in O que vos peço em nome de Deus
“Ó bosques e espessuras
Plantados pela mão do meu Amado!
Ó prado de verduras
De flores esmaltado,
Dizei se Ele por vós terá passado!
Mil graças derramando
Passou por estes soutos com pressura
E, assim os indo olhando,
Com sua só figura
Vestidos os deixou de formosura.
Ai quem virá curar-me?
Vem entregar-Te já, pois a Ti espero.
Não queiras enviar-me
Mais nenhum mensageiro
Porque dizer não sabem o que eu quero.
E todos quantos vagam
De Ti me vão mil graças relatando!
E todos mais me chagam
E mais me vai matando
Um não sei quê que ficam balbuciando!”
São João da Cruz, in Cântico Espiritual