“Para honra e glória de Deus e da indivisa Trindade, exaltação e aumento da fé católica, pela autoridade e onipotência do Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo […] definimos que la Bem-aventurada Teresa, Virgem […], por cuja santidade e virtudes […], é gloriosa e louvada. Portanto […] definimos e determinamos o que deve ser colocada, registrada e numerada no catálogo e número das santas virgens […]”.

Com estas palavras, o papa Gregório XV proclamou Santa a Mãe espiritual da nossa família religiosa, os Carmelitas Descalços: Teresa de Jesus. Era o dia 12 de Março de 1622. Na mesma ocasião, foram elevados à veneração como santos outros grandes apaixonados e testemunhos vivos do Amor de Jesus Cristo. Foram eles: Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier, Santo Isidro Lavrador e São Filipe de Neri.

É com imensa alegria espiritual que nos unimos aos filhos de todas estas famílias religiosas. Todos nós, cada qual na vivência feliz e fiel da sua vocação, imploramos a intercessão destes nossos santos, grandes amigos de Deus, a imensa graça do fim desta guerra que crucifica o povo ucraniano, que agrava ainda mais os sofrimentos de todos os povos a tentar recuperar-se duma pandemia que ainda não terminou e fere a consciência dos todos os Humanos, porque todos somos filhos do mesmo Deus e, por isso, todos somos chamados à Fraternidade, e não à guerra, entre os povos!

“Nesta casa, todas hão-de ser amigas, todas se hão-de amar, todas se hão-de querer, todas se hão-de ajudar!”
Santa Teresa de Jesus